Saturday, May 23, 2009

educação física...onde lá vai

não diria na altura, mas olhando para trás, Educação Física
era uma das minhas disciplinas favoritas na escola e uma que
eu agora aprendi a valorizar como nunca! não era a miúda mais
desportista...não pertenci a nenhuma das equipas da escola...
.....basket (muitas colegas e amigas nesta equipa, à qual eu
assisti muitos dos treinos, por fora), futebol (uiii e aqui havia
uma claque e uma devoção de todos os alunos!), vólei....mas
nas aulas, eu dava tudo e resistia e levava muito a sério. Eu
fazia ballet no "spare time" e em moçambique não era assim
tão comum praticar-se variados desportos (em contraste com
o que a minha prima da suíça teve, com uma lista de quase
meia-dúzia deles cada ano), além de estar convencida que
não era suficientemente qualificada para essas outras
modalidades, por ter absorvido tanta sensibilidade e postura
da dança clássica. Então, naquela hora, com a professora
Guida, Anabela, Pateguane ou Inácio, podia dedicar-me com
uma sequência mesmo que mínima, a futebol, andebol, vólei
e basket...
Agora pergunto-vos: o que acontece depois do secundário, à
maioria das raparigas, principalmente as que não pertenciam
às tais equipas de escola? Dirijo-me mais para as raparigas,
porque de uma maneira ou outra alguns rapazes ainda
conseguem manter um grupo de amigos com quem ir jogar
futebol ao fim-de-semana, por exemplo, mas claro que não
escapam a esta maleita. Retomando a questão colocada,
respondo com algum recheio: nada acontece! vamos para o
ginásio, experimentamos danças de salão, surf, danças
africanas, talvez ténis, danças orientais, jogging, natação,
hidroginástica e até podemos retomar o ballet! mas naquelas
bolas só voltamos a tocar eventualmente na praia ou se mais
tarde nos calha um filho rapaz...contudo, nunca mais com aquela
seriedade. Pode parecer estranho, mas efectivamente penso
com nostalgia naquele tempo e na saudade que tenho de jogar
futebol, basket, andebol e vólei....num grupo, uma equipa,
mesmo que obrigada a sê-lo...pois nunca mais tal se irá
proporcionar...5 ou mais amigas interessadas em formar grupos
e rotinas?.........deveria continuar a estar disponível, ser possível,
frequentar aulas de Educação Físca para adultos! um espaço
para podermos manter o contacto e experiência com essas
modalidades sobre as quais aprendemos e temos avaliações
durante 12 anos do início da nossa vida....
...agora com licença, que vou fazer um sprint para apanhar o metro - que é a única altura em que ainda tenho oportunidade de fazer disso a partir desta idade....

No comments: